terça-feira, 19 de abril de 2011

Feliz Páscoa

Páscoa
O nome páscoa surgiu a partir da palavra hebraica "pessach" ("passagem"). Para os cristãos, a Páscoa é a passagem de Jesus Cristo da morte, para a vida: a Ressurreição. A passagem de Deus entre nós e a nossa passagem, para Deus. É considerada a festa das festas, a solenidade das solenidades, e não se celebra dignamente senão na alegria [2] .


Ovo da Páscoa
De todos os símbolos, o ovo de páscoa é o mais esperado pelas crianças.
Nas culturas pagãs, o ovo trazia a idéia de começo de vida. Os povos costumavam presentear os amigos com ovos, desejando-lhes boa sorte. Os chineses já costumavam distribuir ovos coloridos entre amigos, na primavera, como referência à renovação da vida.


O Coelho da Páscoa
Por sua grande fecundidade, o coelho tornou-se o símbolo mais popular da Páscoa. É que ele simboliza a Igreja que, pelo poder de Cristo, é fecunda em sua missão de propagar a palavra de Deus a todos os povos.




Círio Pascal
É uma grande vela que se acende na igreja, no sábado de aleluia. Significa que "Cristo é a luz dos povos".
Nesta vela, estão gravadas as letras do alfabeto grego"alfa" e "ômega", que quer dizer: Deus é princípio e fim. Os algarismos do ano também são gravados no Círio Pascal.
O Círio Pascal simboliza o Cristo que ressurgiu das trevas para iluminar o nosso caminho.




O Cordeiro
É o símbolo mais antigo da Páscoa, é o símbolo da aliança feita entre deus e o povo judeu na páscoa da antiga lei. Para os cristãos, o cordeiro é o próprio Jesus, Cordeiro de Deus, que foi sacrificado na cruz pelos nossos pecados, e cujo sangue nos redimiu: "morrendo, destruiu nossa morte, e ressuscitando, restituiu-nos a vida".


A Colomba Pascal
O bolo em forma de "pomba da paz" significa a vinda do Espírito Santo. Diz a lenda que a tradição surgiu na vila de Pavia (norte da Itália), onde um confeiteiro teria presenteado o rei lombardo Albuíno com a guloseima. O soberano, por sua vez, teria poupado a cidade de uma cruel invasão graças ao agrado.


O Pão e o Vinho
Na antiguidade, foram a comida e bebida mais comum para muitos povos. Cristo ao instituir a Eucaristia se serviu dos alimentos mais comuns para simbolizar sua presença constante entre e nas pessoas de boa vontade. Assim, o pão e o vinho simbolizam essa aliança eterna do Criador com a sua criatura e sua presença no meio de nós.
Jesus já sabia que seria perseguido, preso e pregado numa cruz. Então, combinou com dois de seus amigos (discípulos), para prepararem a festa da páscoa num lugar seguro.
Quando tudo estava pronto, Jesus e os outros discípulos chegaram para juntos celebrarem a ceia da páscoa. Esta foi a Última Ceia de Jesus.
A instituição da Eucaristia foi feita por Jesus na Última Ceia, quando ofereceu o pão e o vinho aos seus discípulos dizendo: "Tomai e comei, este é o meu corpo... Este é o meu sangue..."[3].
Hoje, comemoramos a páscoa lembrando a jornada de Jesus: vida, morte e ressurreição.


O Sino
O sino é um símbolo que na páscoa, toca de modo festivo, anunciando com alegria a celebração da ressurreição de cristo.


Quaresma
Os 40 dias que precedem a Semana Santa são dedicados à preparação para a celebração. Na tradição judaica, havia 40 dias de resguardo do corpo em relação aos excessos, para rememorar os 40 anos passados no deserto.


Os Óleos
Na antiguidade os lutadores e guerreiros se untavam com óleos, pois acreditavam que essas substâncias lhes davam forças. Para nós cristãos, os óleos simbolizam o Espírito Santo, aquele que nos dá força e energia para vivermos o evangelho de Jesus Cristo.


Fontes:
[1] Baseado na Coleção Descobrindo a Páscoa, Edições Chocolate.
[2] A vitória da Páscoa, Georges Chevrot, Editora Quadrante, São Paulo, 2002
[3] Vida Eucarística, José Manuel Iglesias, Editora Quadrante, São Paulo, 2005
Portal da Família.org


Casa de Eventos-Rincão da Encantada
Guardião-Rincão da Encantada






segunda-feira, 4 de abril de 2011

Rincão da Encantada

Montanha do Arthur no alto e belvedere do monolito gigante
Um pedaço escondido entre montanhas. Inicialmente, para alguns pensamentos, quase inabitado. Eis que eles resolvem adquirir esse pedaço de terra para viver todos os dias. Talvez nem imaginassem na hora, mas compraram coisas que não há preço que pague: água limpa, verde, cachoeiras, frutas silvestres e uma paz inigualável, que só quem chega lá sente. Esse é o Rincão da Encantada. Conheça e sinta.

Boas vindas

Um lugar agradável, paisagem indescritível, energia revitalizante.
Seja bem vindo ao Rincão da Encantada.